Foton também montará caminhões no Brasil

Importadora assina com matriz, na China, contrato que permite construção de fábrica


A Foton Aumark do Brasil, representante da Beiqi Foton Motor, fabricante chinesa de veículos, oficializa sua entrada na indústria brasileira: seus representantes assinaram no último sábado, 15, em Pequim, China, o contrato que permite a construção de uma fábrica para a montagem de caminhões.

Segundo comunicado divulgado na quinta-feira, 20, a construção terá início em 2013, mas não há definição sobre o local da unidade, que será de responsabilidade da Foton Aumark. As empresas não revelaram valor de investimento ou detalhes sobre capacidade produtiva.

Vale lembrar que a Foton Aumark, liderada pelo ex-presidente do BNDES, Luiz Carlos Mendonça de Barros, representa apenas a divisão de caminhões da fabricante chinesa. Outra operação no Brasil, a Foton Motors, representa a divisão de veículos de passageiros, como micro-ônibus e vans: esta já havia anunciado sua intenção de construir fábrica no Brasil, em Camaçari (BA), com investimento inicial de US$ 300 milhões (leia aqui).

No caso da Foton Aumark, durante a última edição da Fenatran, em 2011, seu presidente, Mendonça de Barros, havia confirmado a intenção da matriz em ter fábrica no Brasil, mas que a importadora não participaria do investimento. Na ocasião, a empresa negociava com alguns Estados, como Goiás e Pernambuco: na época, São Paulo declarava interesse pela disputa de quem abrigaria a fábrica

Fonte: Automotive Business

© 2018 | Rastrolog Tecnologia Ltda - Rua EugenioJosé Reichert, 142 - São João - Itajai | (47) 3349-6006

Mapa do Site