Placa refletiva agora é obrigatória

Carros novos ou transferidos precisam ter nova identificação


Porto Alegre – Prevista inicialmente para vigorar logo na virada do ano, em 1º de janeiro, a resolução teve o prazo adiado para o começo deste mês. Com a mudança, películas refletivas em placas e em tarjetas passam a ser obrigatórias para veículos novos – antes, eram facultativas. Os que circulam atualmente com a placa de identificação no modelo antigo só precisarão se adequar em caso de troca de município.

As motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos motorizados já estavam na norma que exige a película refletiva, mas deverão obedecer outro artigo da resolução, que determina o aumento do tamanho da placa. O texto prevê que a altura seja de 17 centímetros e o comprimento, de 20 centímetros. Com isso, aumenta também o tamanho de letras e números (com exceção da cidade de origem) para 5,3 centímetros de altura. Essa alteração também ocorrerá somente para os veículos novos ou transferidos de cidade.

De acordo com a assessoria de imprensa do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os Centros de Registro de Veículos Automotores (CRVAs) já estão orientados a autorizar a colocação das placas que atendam a resolução do Contran. O gerente de uma Fábrica de Placas e Tarjetas (FTPs) localizada no bairro Floresta, em Porto Alegre, Luiz Carlos Schonos Junior, comenta que a placa refletiva já vinha sendo comercializada.

– Ela já é fabricada desde 2008, mas a compra era opcional. Agora, pelo fato de dar mais segurança, ela passa a ser obrigatória. Quando colocada contra a luz, a refletiva brilha, e, por exemplo, se um carro estiver no acostamento, ela terá o mesmo brilho que o triângulo usado na sinalização faz – comenta Junior.

Como os valores de venda não seguem uma tabela pré-determinada, o par pode variar, conforme Junior, entre R$ 70 e R$ 90 – aproximadamente 30% mais cara que a antiga.


Fonte: http://www.clicrbs.com.br/pioneiro/rs/impressa/11,3715724,157,19328,impressa.html

© 2018 | Rastrolog Tecnologia Ltda - Rua EugenioJosé Reichert, 142 - São João - Itajai | (47) 3349-6006

Mapa do Site