No total, a empresa vencedora da concorrência deve instalar oito radares fixos, 20 radares fixos com OCR (que têm capacidade de identificar placas e flagrar irregularidades), 51 radares múltiplos (que fiscalizam excesso de velocidade, avanço de sinal e parada sobre a faixa de pedestre), um radar estático, 18 barreiras eletrônicas e um equipamento identificador automático de placas de veículos portátil. A menor proposta entre as que atenderem todos os requisitos do edital leva o contrato, que terá valor máximo de R$ 13,5 milhões.
Secretária municipal de Segurança de Itajaí, Susi Bellini destaca a importância de finalmente o edital ter sido lançado. Ela aponta que todo o documento foi redigido de acordo com as recomendações do Tribunal de Contas do Estado _ mesmo órgão que em 2012 suspendeu duas licitações da prefeitura, enxergou irregularidades nos processos.
_ Esperamos que no máximo em três meses os equipamentos vão estar operando novamente em Itajaí, se não tivermos ninguém que entre com recurso contra o ganhador da licitação _ informa Susi. O contrato venceu em 22 de novembro de 2012 e o desligamento dos equipamentos foi feito em dezembro.
Controle
Entre os radares previstos no edital, um dos destaques é o equipamento fixo com OCR, que serão instalados em cinco entradas e saídas de Itajaí. Eles vão controlar os veículos que passam pela cidade, identificando placas e problemas com o veículo _ quando ele é fruto de roubo, por exemplo.
_ Esse tipo de fiscalização é importante porque une a questão do trânsito com a segurança pública _ considera Susi.
Os oito radares fixos tradicionais serão distribuídos por quatro vias da cidade: Avenida Irineu Bornhausen, Avenida Itaipava, Rua Luis Lopes Gonzaga e Avenida Beira-Rio. O prazo máximo para implantação, instalação, ativação e operação dos equipamentos será de 180 dias consecutivos.
O período passa a contar do dia seguinte do recebimento da ordem de serviço da prefeitura, que deve ocorrer logo depois do dia 1º de abril.