Reformadores de pneus tem até novembro para se adequarem ao Inmetro

Até novembro de 2012, todos os reformadores de pneus comerciais (caminhão e ônibus) deverão obter o certificado do Inmetro, conforme determinação da Portaria nº 444 de 19 de novembro de 2010 e publicada no Diário Oficial da União em 23 de novembro de 2010. O objetivo é estabelecer os Requisitos de Avaliação da Conformidade – RAC para o serviço de reforma de pneus para automóveis, camionetas, caminhonetes, veículos comerciais, comerciais leves e seus rebocados, com foco na segurança, através do mecanismo de Declaração da Conformidade do Fornecedor, e propiciar confiança ao consumidor no cumprimento dos requisitos de segurança para o produto.

De acordo com o assessor técnico da ABR – Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus -, Carlos Thomaz, atualmente o Brasil conta com 1.300 reformadores de pneus comerciais. Desse total apenas 250 estão em processo de certificação e somente 50 já operam com o Registro de Declaração de Conformidade do Fornecedor do Inmetro.Algumas empresas já estão se mobilizando para atender a exigência da Portaria nº444, como é o caso da Vipal, que das 270 reformadoras espalhadas pelo Brasil 22 já operam com o registro. A Vincol Pneus e Recauchutagem, de Volta Redonda/RJ e a mineira Jac Pneus são as mais recentes reformadoras Vipal a receberem o certificado do Inmetro.

A Bandag possui um total de 100 recapadoras em operação no Brasil e seis delas já têm registro de conformidade do INMETRO; 16 foram auditadas, porém aguardam receber o registro; 37 já solicitaram auditoria e aguardam resposta do IPEM/ INMETRO e outras 41 estão em processo de organização da documentação requerida pelo cadastramento junto ao INMETRO. A Bandag também possui 66 reformadoras certificadas pela ISO 9001/2008, órgão certificador SGS.  No caso da Tipler, dona de uma rede com 75 concessionários, cinco já estão certificados. São eles a Recapadora Tipler, Marques Pneus, Pneus Scopel, AZ Pneus e BQ Pneus. Segundo a empresa, outros concessionários já se encontram em processo de certificação, a meta é que toda a rede esteja registrada antes de novembro.

A DPaschoal, que está comemorando 30 anos de recapagem e tem expectativa de crescer 15% no volume de pneus recapados em 2012, possui 11 recapadoras espalhadas nas cidades de Campinas, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Uberlândia, Canoas, Criciúma, Duque de Caxias, Curitiba, Cascavel, Bauru e São Paulo. Desse total, três delas se encontram em fase final de aprovação para obter o certificado do Inmetro.

O assessor técnico da ABR reforça ainda que os reformadores que não se adequarem às exigências estabelecidas pelo Inmetro, até o prazo estipulado, terão grande probabilidade de serem proibidos de comercializar seus produtos. Além disso, o próprio mercado fará a seleção na hora de optar por uma empresa, afinal o cliente dará preferência para as certificadas, que garantem qualidade e segurança a um dos itens mais importantes do veículo, o pneu. 

 

Fonte: Portal O Carreteiro

Fonte: http://gristecblog.wordpress.com/2012/02/16/reformadores-de-pneus-tem-ate-novembro-para-se-adequarem-ao-inmetro/

© 2018 | Rastrolog Tecnologia Ltda - Rua EugenioJosé Reichert, 142 - São João - Itajai | (47) 3349-6006

Mapa do Site